Plataforma ajuda a personalizar formação de professores - PORVIR
Crédito: Kenishirotie / Fotolia.com

Inovações em Educação

Plataforma ajuda a personalizar formação de professores

‘Sua Classe, Brasil’ estimula o trabalho colaborativo e oferece relatórios de progresso das competências profissionais dos docentes

por Marina Lopes ilustração relógio 18 de novembro de 2015

Ao longo de sua carreira um professor chega a ensinar para quase cinco mil alunos. No entanto, muitas vezes ele se sente sozinho na sua missão, tendo que lidar com rotinas escolares e, ao mesmo tempo, cuidar do seu desenvolvimento profissional. Para acompanhar sua prática e incentivar o trabalho colaborativo, a plataforma “Sua Classe, Brasil” oferece uma alternativa personalizada para a formação continuada de docentes da educação básica.

Apresentada nesta segunda-feira (17), durante o Congresso InovaEduca 3.0, em São Paulo, a plataforma é uma versão da chilena “Tu Clase, Tu País”, que já é utilizada em outros país como República Dominicana, Uruguai e Venezuela. No Brasil, ela será lançada por meio de uma parceria com o Instituto Crescer e o XD Education. Segundo Luís Carlos de Carvalho, cofundador e diretor executivo da XD Education, ela deve ser disponibilizada em português nos próximos quatro meses.

Com mais de cem opções de cursos, comunidades de aprendizagem, relatórios de progresso e espaço para criar um portfólio digital, “Sua Classe, Brasil” funciona como um sistema de gestão de desenvolvimento profissional docente. A plataforma tem como base cinco princípios: colaboração entre pares, que acontece por meio de fóruns e comunidades; planos de formação personalizados para cada professor; cursos que exigem colocar em prática ações pedagógicas na escola; incentivo ao desenvolvimento contínuo; e reconhecimento do docente enquanto profissional.

Todos sabemos que investimos muitos recursos na formação de professores e os resultados não são os que desejamos

O professor acessa a plataforma e faz um diagnóstico do seu perfil e propósitos profissionais. A partir disso, ele acessa um cardápio de informações e reflexões para aprender, além de compartilhar práticas com outros colegas. “Para um professor, nenhuma aprendizagem é tão importante do que aprender junto com outro professor”, cometa Eugenio Severin, cofundador e CEO da Tu Clase, Tu País.

A ferramenta surgiu a partir de uma premissa de que os países da América Latina não estão satisfeitos com a formação de seus professores. “Todos sabemos que investimos muitos recursos na formação de professores e os resultados não são os que desejamos”, observa Severin, que também trabalha como consultor internacional em instituições como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Banco Mundial.

Segundo ele, uma boa formação deve estar centrada na vida cotidiana do docente. “A formação de professores não pode ser um evento que ocorre uma vez por ano. Ela tem que acompanhar o professor durante toda a sua carreira em um exercício permanente de aprendizagem”, defende.

A formação também pode refletir nos resultados educacionais de um aluno. De acordo com um estudo publicado pelo Journal of International Education Research, que publica pesquisas e artigos educacionais, os alunos de professores que buscam capacitação em plataformas virtuais têm um crescimento entre 6% e 13% das suas habilidades de leitura e matemática.

Confira o vídeo, em espanhol, que apresenta a plataforma:


TAGS

aprendizagem colaborativa, formação continuada, personalização

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x